Receitas caseiras para tratar queda de cabelo

Muitos fatores podem influenciar diretamente, ou indiretamente, a saúde dos fios. E se você anda sofrendo coma queda de cabelo, não deixe de ler esse artigo.

Embora a perda ou enfraquecimento dos fios seja uma condição natural da idade, isso pode acontecer por diferentes fatores, principalmente, hormonais.

Mas, não podemos esquecer a alimentação, estresse, doenças autoimunes, tabagismo, depressão ou até genética.

Por isso, é tão importante, assim que perceber que os fios estão caindo mais do que o normal, consultar um especialista para que ele possa investigar as causas e poder definir o melhor tratamento para o seu caso.

Mas, de uma forma geral, a queda é bem simples de tratar, até mesmo com algumas receitas caseiras.

Tipos de tratamento para queda de cabelo

Vale ressaltar que é preciso tratar a causa da queda e não, exatamente, a queda, por isso, é fundamental procurar um médico. A não ser que a queda esteja incomodando, mas não seja nada anormal.

No caso da queda de cabelo não ser por problemas de saúde, preparamos abaixo as receitas caseiras mais indicadas para tratar você mesma!

Existe produtos naturais que ajuda combater a queda de cabelo, e o capimax hair funciona muito bem para amenizar a queda e fortalecer os fios.

Óleo essencial de alecrim e hortelã

Não é de hoje que os óleos essenciais são usados para tratar queda de cabelo,  e isso porque suas combinações naturais fortalecem e nutrem, ajudando a deixar os fios mais saudáveis.

E mais, essa receita de alecrim e hortelã é rica em antioxidantes, ajudando a combater os radicais livres (aqueles responsáveis pela perda capilar), estimulando o couro cabeludo, por isso, fortalecendo os fios.

E mais, o óleo de hortelã também ajuda a reduzir a oleosidade do cabelo, deixando-o mais solto e bonito.

Receita:

  • 1 colher de sopa de óleo vegetal;
  • 3 gotas de óleo de hortelã;
  • 3 gotas de óleo de alecrim.

Misture todos os ingredientes e aplique no couro cabeludo, massageando com movimentos leves. Deixe o produto agir por uma hora. Depois, lave o cabelo como de costume.

Vinagre de maçã e óleo essencial de sálvia

O vinagre de maçã possui muitos benefícios, dentre eles o de tratar a queda de cabelo. E mais, sua composição ajuda a regular o PH capilar, reduzindo a caspa e deixando os cabelos mais fortes. É rico em aminoácidos, minerais, vitaminas e ácidos orgânicos, que também reduzem o frizz.

Receita:

  • 300 ml de água filtrada;
  • 2 colheres de sopa de vinagre de maçã;
  • 3 gotas de óleo essencial de Sálvia.

Misture todos os ingredientes. Durante o banho, após lavar o cabelo como de costume, borrife a mistura sobre os cabelos, massageando bem. Enxague em seguida.

Máscara fortalecedora de abacate

Essa mistura, rica em nutrientes e vitaminas, juntamente com a gordura boa contida no abacate, garante cabelos saudáveis e fortes.

Receita:

  • ½ abacate;
  • 4 gotas de óleo essencial de alecrim;
  • 4 gotas de óleo essencial de hortelã;
  • 1 gema de ovo;
  • 1 tampinha de Bepantol;
  • 1 colher de extrato de aloe vera (ou óleo da própria babosa);
  • 1 colher de sopa de óleo vegetal.

Em um liquidificador, ou mixer, bata o abacate e a gema de ovo. Depois, misture os demais ingredientes, mexendo com uma colher ou espátula. Aplique no couro cabeludo, deixando agir por 30 minutos (use uma touca para garantir que o produto não escorra). Depois, lave normalmente. Repita o tratamento, pelo menos, uma vez por semana. Quando notar que o cabelo já está mais forte, já pode reduzir o tratamento para uma vez ao mês.