Como se livrar das rugas: tratamento e prevenção

Linhas e rugas faciais são um efeito colateral inevitável do envelhecimento e não um problema de saúde. No entanto, algumas pessoas desejam reduzir ou eliminar as rugas.

Uma variedade de tratamentos e remédios pode ajudar a prevenir e eliminar as rugas. Continue lendo para aprender mais.

Remédios caseiros para rugas

As rugas são resultado do envelhecimento da pele e da perda de volume e são totalmente naturais. A pele fica mais fina com o tempo devido à menor produção de proteínas de colágeno e elastina. Essa desaceleração também faz com que a pele se torne menos resistente a danos.

Existem algumas coisas que uma pessoa pode fazer em casa para minimizar o risco de desenvolver rugas ou ajudar a reverter os sinais de envelhecimento. Existe produtos naturais para eliminar as rugas, e o bottox caps é um produto que ajuda a rejuvenescer, principalmente se for usado juntamente com as dicas abaixo.

Cuidado diário da pele

A hidratação regular da pele pode prevenir o ressecamento, diminuindo a chance de formação de rugas. É importante usar produtos de cuidados da pele que atendam às necessidades da pele e apresentar um produto de cada vez.

Usar muitos produtos na pele, especialmente mais de um produto anti-envelhecimento, pode irritar a pele, o que pode tornar os sinais de envelhecimento mais visíveis. A maioria dos produtos leva algumas semanas para funcionar.

Dormir

Estudos demonstraram que certas posições de sono podem contribuir para o aparecimento de rugas no rosto.

Existem maneiras de ajudar a minimizar o risco de desenvolver rugas durante o sono. Eles incluem:

  • dormindo deitado de costas
  • usando um travesseiro especial que reduz a deformação facial durante o sono
  • usando uma fronha de seda, embora haja poucas pesquisas para apoiar essa tendência

Microneedling

Antigamente, os profissionais eram os únicos que podiam fazer o microagulhamento, mas agora é possível fazer em casa.

O microagulhamento usa pequenas agulhas para criar pequenos furos na pele. Essas punções desencadeiam uma resposta de cura e renovam as células da pele.

Tratamentos médicos

A maioria dos remédios caseiros resolve apenas as linhas finas da pele de uma pessoa, e as rugas mais profundas podem exigir tratamento médico.

Se os remédios caseiros não derem resultados satisfatórios, uma pessoa pode querer visitar um dermatologista ou cirurgião plástico.

Remédios

Os cremes que contêm retinóides, como o retinol, podem ajudar o corpo a produzir mais colágeno, prevenindo as rugas. Os dermatologistas costumam prescrevê-los como tratamento inicial.

Peeling químico

Um peeling químico pode diminuir muitos sinais de envelhecimento no rosto, bem como nas mãos, pescoço e peito. Esses tratamentos atuam removendo camadas da pele.

Terapia a laser

O resurfacing a laser oferece os resultados mais rápidos de todos os métodos de endurecimento da pele não cirúrgicos. Após a cicatrização, menos rugas serão visíveis em 2 semanas. No entanto, isso vem com um tempo de inatividade de 5 a 7 dias.

Botox

A terapia com toxina botulínica é um procedimento não invasivo que ajuda a diminuir os sinais de envelhecimento ao relaxar os músculos faciais.

As pessoas podem retomar a maioria de suas atividades diárias imediatamente após o procedimento e podem começar a ver os resultados após 3 dias.

Fillers

Os preenchimentos ajudam a restaurar a plenitude do rosto, lábios e mãos. Os preenchedores atuam preenchendo as áreas deprimidas da pele. Eles fornecem resultados imediatos e muitas vezes podem ser feitos durante uma visita ao consultório.

Facelifts

Os resultados mais dramáticos vêm de opções cirúrgicas, como um lifting ou cirurgia de pálpebras. Saiba mais sobre lifting facial aqui.

Prevenção

Fatores de estilo de vida podem ajudar a prevenir o desenvolvimento de rugas ou retardar seu aparecimento.

Pare de fumar

De acordo com a American Academy of Dermatology Association (AAD), fumar acelera o envelhecimento da pele.

Evite o estresse

Evitar o estresse é a chave para prevenir rugas. Quando uma pessoa está estressada, seu corpo libera um hormônio chamado cortisol, que pode quebrar o colágeno da pele.

Beba menos álcool

O álcool pode causar desidratação, o que pode ressecar a pele e fazer com que pareça mais velha. Não beber álcool ou reduzir o tempo pode ajudar com as rugas.

Coma uma dieta saudável

Manter uma dieta saudável, repleta de alimentos ricos em antioxidantes, pode ajudar a reduzir as rugas. Os antioxidantes protegem a pele dos radicais livres, que podem causar rugas e danos à pele.

Os alimentos que contêm altos níveis de antioxidantes incluem:

  • amoras
  • beterraba
  • nozes
  • espinafre
  • Alcachofra
  • couve
  • chocolate escuro

Limite de açúcar

AAD sugere que uma dieta contendo muito açúcar ou outros carboidratos refinados pode acelerar o envelhecimento. Eles recomendam evitar alimentos e bebidas com eles para ajudar a proteger a pele contra rugas.

Não bronzear

O bronzeado, seja do sol ou de uma cama de bronzeamento artificial, causa exposição aos nocivos raios ultravioleta. Esses raios solares aceleram o envelhecimento, causando rugas, manchas senis, tez manchada e até câncer de pele.

Proteja a pele com protetor solar

As pessoas devem aplicar protetor solar com fator de proteção solar (FPS) de pelo menos 30 por dia.

Devem aplicá-lo em toda a pele que sua roupa não cubra e que exponha aos elementos quando ao ar livre.

Rugas em diferentes áreas do corpo

Quando as pessoas pensam em rugas, geralmente pensam em rugas faciais. No entanto, diferentes áreas do corpo podem apresentar rugas.

A maioria das rugas geralmente aparece nas áreas que recebem mais exposição ao sol, incluindo rosto, pescoço, dorso das mãos e braços.

Mãos

Aplicar protetor solar nas mãos todos os dias pode prevenir o desenvolvimento de rugas na pele. O tratamento para se livrar das rugas nas mãos pode incluir:

  • usando loção para as mãos com retinol ou ácido glicólico antes de dormir
  • passando por um peeling químico leve, a cada 1 a 3 meses
  • tendo tratamento a laser

Decote

A pele do tórax é mais fina do que a do resto do corpo, o que a torna suscetível a danos causados ​​pelo sol.

Quase todos os tratamentos para o rosto de uma pessoa também são seguros para a área do tórax, incluindo micro agulhas, lasers, peelings químicos e certos tipos de preenchimento.

Resumo

Apesar de ser uma parte totalmente natural do envelhecimento, muitas pessoas querem se livrar das rugas.

As pessoas podem experimentar remédios caseiros e mudanças no estilo de vida para tratar e prevenir rugas. Se isso não ajudar, um dermatologista pode oferecer tratamentos médicos.

Alguns produtos neste artigo estão disponíveis para compra online. Sempre pesquise os produtos antes de comprar e converse com um médico sobre o uso de novos tratamentos.